Dicas para Linux: Crie seu QR Code


QR Code significa Quick Response Code, ou em português Código de Resposta Rápida. Ele é aquele quadrado estranho que existe em vários produtos. Desde aparelhos eletrônicos até caixa de alimentos. Você já deve ter visto.

Inventado pela empresa japonesa Denso Wave, subsidiária da Toyota, em 1994, o código bidimensional revolucionou por permitir armazenamento de dados em uma simples imagem, que pode ser lida por múltiplas máquinas, facilitando o controle e a logística de produtos no meio industrial.

Apesar de iniciar na indústria, logo os Códigos QR espalharam pelo mundo, facilitado, em muito, pela boa-fé da empresa criadora, que possui a patente do invento mas deixou seu produto livre, sem restrição de uso, fazendo então os QR Codes aparecer em diversos meios na sociedade. Hoje é possível encontrar os QR Codes em embalagens de alimentos, para ter acesso à informações nutricionais; em revistas, para ter acesso à conteúdos extras via internet; e até em documentos oficiais do Estado, tornando possível um controle mais racional de informações.


Por meio a imagem 2D é possível armazenas (em caracteres):

Numéricos: 7089
Alfa-numérico: 4296
Binário (8 bits): 2953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1817

Para ler o código, qualquer celular com câmera pode ler os códigos, quando instalados programas para leitura. Na Google Play, loja do Android, é possível encontrar vários aplicativos: https://play.google.com/store/search?q=qr+code&c=apps

QR Codes em propagandas
Mas como fazer um QR Code no Linux? É simples, muito simples. Vá à sua Central de Programas e procure pelo Qreator. Instale.

Qreator na Central de Programas do Ubuntu
Após instalar o programa, abra-o escolha que tipo de código será criado. Com o Qreator será possível criar alguns tipos de códigos, como link de internet, texto, localização geográfica e até atalho para rede wireless.




0 comentários:

Postar um comentário